Os 40 anos (43 anos)

Quarenta anos de vida é uma coisa muito louca. Não temos mais muitos sonhos porque temos que viver com o peso de alguns cadáveres, alguns mortos-vivos, deseganados, mas também alguns lutadores e anjinhos, prontos para nascer. 

Esse é o desagradável momento em que descobrimos que muita coisa “não dá mais pra rolar”. O que fazer com o sonho que não aconteceu? Bem, há que se perguntar se ele ainda tem a mesma importância. Se sim, a menos que seu sonho seja vencer o campeonato juvenil de judô, ainda vale a pena estudar uma forma de ressucitá-lo. Ainda há muita lenha pra queimar. O grande lance dos 40 anos é entender que algumas fogueiras já apagaram, algumas ainda estão em (fraca) brasa, e algumas ainda esperam para ser incendiadas, mesmo que a gente não tenha ainda a menor idéia de onde elas estejam.

Olhar em volta e perceber o que a vida está te oferecendo nesse momento é fundamental para que percebamos que os sonhos mortos não precisam ser motivo de luto a vida toda. Eles devem ser enterrados com respeito, lembrados com saudade, mas a vida tem que continuar.

Assim como os amores que acabam e, morrendo, nunca mais serão os mesmos. Assim como nossos entes queridos que se vão. Também os sonhos (alguns deles) devemos deixá-los ir, para que não sejam motivo constante de sofrimento pelo não realizado.

Há muito que se viver, mas o ideal é deixar que a maturidade nos prepare para aproveitar esse muito, que já não é o muito dos 20 anos, mas é a nossa vida. Por isso acho tão importante olhar à volta agora, virando páginas, enterrando e nos despedindo de alguns sonhos e fantasias, para poder ver, com olhos bem abertos, qual será o sonho que Deus irá te permitir realizar agora. E, principalmente, prestar bastante atenção em todas as ferramentas que Ele está te dando para isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s