O poder de um jovem

É uma indicação de um filme bem antigo (1992, acho), mas encontra-se entre os meus 10 mais. E olha que já devo ter assistido a centenas. Quis trazer um diálogo entre as personagens Geel Piet (Morgan  Freeman) e P.K. Newborn (interpretado por Stephen Dorff quando adulto), do romance de Bryce Courtenay, que é dirigido por John G. Avildsen (Rocky e Karatê Kid), para dar o gostinho e uma mostra da força e genialidade do roteiro e da interpretação FABULOSA de Morgan Freeman (black is realy beautifull):

O filme conta a trajetória de P.K. , de uma forma chocante e linda. Compreendemos todo o sofrimento através de pequenas conversas entre as personagens da trama. Através destes diálogos podemos ainda conhecer o sentimento íntimo e o desejo do povo africano e podemos observar que tudo que eles precisam para manter as esperanças e continuarem vivos é acreditar no mito – e este mito é o Fazedor de Chuvas.

– A canção do Fazedor de Chuvas, por que estão sempre cantando para mim? – questiona P.K.
– Todas as tribos acreditam que quando há seca é porque o povo está em conflito. O Fazedor de Chuvas acalma as coisas: a terra, o céu, o povo. Ele detém o conflito. Ele traz a chuva. Ele traz a paz. – responde Geel Piet
– Tudo bem. Mas o que isto tem a ver comigo?
– Bem, Kleine Baas, você é como Inyanga ye Zulu. Você acalma as coisas, rapaz. Você escreve as cartas para todas as tribos. Você traz o tabaco para todas as tribos. Claro que eles pensam que talvez você seja aquele do mito. Eles cantam para homenagear você.
– Você tem algo a ver com isso?
– Contei a algumas pessoas como você trata todas as tribos, igualmente. Como você não mostra favoritismo por uma tribo. Como você acalma as coisas. Algo assim.
– Por quê?
– Bem, pequeno Baas, esperança não faz mal a ninguém.
– Sim, mas é esperança falsa.
– Melhor que esperança nenhuma.

Concordo plenamente. A Esperança move o Homem em direção aos seus sonhos.

P.S. Preste atenção na belíssima música e letra de Southland Concerto interpretada por diversos homens negros, num coral emocionante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s