Há fogo no seu Lar?


Uma matéria na revista Vida Simples (a qual assino e adoro) fala do “lugar que nos protege do ambiente em que vivemos. Do lugar onde nos sentimos seguros, resguardados do frio e da chuva” – O Lar. A matéria diz que “o conceito de casa como o conhecemos hoje surgiu no Império Romano, com as construções de madeira e barro, bastante semelhantes às cabanas e choupanas.

Um dos maiores arquitetos desse período, o romano Marcos Vitrúvio foi o primeiro a teorizar sobre a essência da casa. Para ele, ela estava justamente na lareira, cujo fogo era o elemento inseparável das cabanas rústicas. Em seu tratado De Architectura, ele relata que ‘com o fogo surgiram entre os homens as reuniões, as assembleias e a vida em comum’. E também a convivência doméstica. ‘A palavra lar é uma corruptela de lareira. Tem a ver com o conceito do fogo de unir ao seu redor todos os integrantes de um laço familiar, sendo, de modo figurativo, um manto que aquece, aproxima e protege todos os seus integrantes’, afirma Jorge Marão Miguel, diretor do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina.”

p.s.: Corruptela é a deformação de palavras, originada pela má compreensão/audição e posterior reprodução, ou ainda de forma proposital, como forma de eufemismo para uma expressão considerada inapropriada ou de baixo calão. De certa forma comum na língua portuguesa, muitos vocábulos e palavras formaram-se a partir de corruptelas, como por exemplo, o pronome você, originado por várias corruptelas de “Vossa Mercê”. (Vossa Mercê, Vosmercê, Vasmicê, Vance e finalmente você).

Anúncios

2 comentários sobre “Há fogo no seu Lar?

  1. Luzia,Estava viajando, e por isso só agora estou aparecendo para retribuir sua visita a um dos meus blogs, e para conhecer o seu.Por enquanto ainda estou atrapalhada para entrar na rotina e zerar a diferença do fuso horário, mas logo que possível voltarei ao assunto da colocação de música no blog.

  2. Oi Lu. Adorei seu retorno e esse texto sobre o lar. Li uma vez que na Grécia antiga os cidadãos cultuavam Héstia, a deusa do lar, representada pelo fogo, que une e congrega porque aquece e ilumina. Em cada casa havia uma lareira sempre acesa, representando a deusa.Bem-vinda amiga. Bjs e te amo muito …Daniel Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s